Os 7 estilos masculinos dentro da Moda
Você tem seu estilo e ele é único. A definição de estilo por si só emprega diversos aspectos da personalidade do indivíduo. Na moda novos estilos são criados e nomeados a cada contexto e situação em que ela se encontra. Mas por quê então 7 estilos? Os 7 estilos universais devem ser interpretados com inteligência e sensibilidade. Os 7 padrões de estilos masculinos foi definido através de teorias e estudos de comportamentos.
Os 7 padrões de estilo
Os 7 padrões universais de estilo foram determinados na década de 80 por Diane Parente e Alyce Parsons, duas consultoras de imagem americanas que desenvolveram a teoria do estilo universal a partir de estudos de marketing sobre perfis e comportamento de consumidores. Os padrões são usados até hoje e servem como um guia para o mercado de novos produtos, assessorias de estilos e branding pessoal. Um marco não só para profissionais da moda mas para todos os profissionais de marketing.
Os estilos universais definidos pelos consultores(as) são:
esportivo/natural;
tradicional/clássico;
elegante;
moderno/dramático;
romântico;
sexy/sedutor;
criativo.
Os estilos masculinos na forma de se vestir
Primeiro vamos entender um pouco mais do conceito dos 7 estilos universais. Você já deve ter visto dezenas de estilos e ainda deve estar se perguntando “Mas por que 7 estilos?”, estou certo? Só para citar alguns exemplos, inclusive alguns eu já citei aqui no blog, já ouvimos falar sobre estilo rocker, estilo indie, lumbersexual, geek, hipster, dandi, swagger… Estes são estilos determinados pela tendência, pela maneira de se vestir a partir de um grupo, são quase como tribos. Ainda assim é possível enxergar os estilos universais na forma de se vestir dentro destes grupos.
Nos estilos universais a personalidade fica em evidência para a construção do estilo. O comportamento, os gostos e até as características físicas podem influenciar no estilo da pessoa. Engana-se também quem acha que segue um único padrão de estilo. Você pode por exemplo ter algo de tradicional e esportivo, como romântico e criativo. Momentos e situações vão agregar dois ou até três padrões de estilo formando assim o seu estilo único de ser e de se comunicar através da sua imagem.
Momentos casuais, momentos formais, calor, frio. Estas situações não vão influenciar no seu estilo. São apenas momentos. Um homem elegante não é aquele que usa terno e gravata o tempo todo assim como um homem esportivo também pode ir à um evento formal e continuar dentro do seu estilo. Basta uma reflexão do que cada estilo emprega dentro do comportamento, aspectos físicos, tecidos, cortes e cores das roupas.
Conheça e entenda cada um dos estilos masculinos com imagens para esclarecer.
Estilo esportivo/natural
A pessoa com estilo esportivo é prática e preza pelo conforto. Pessoas deste estilo se sentem mais confortáveis em momentos casuais mas não quer dizer que seu estilo é totalmente casual. Casual é apenas um momento, uma situação.
Pode parecer que homens no estilo esportivo não são vaidosos mas na verdade eles apenas querem praticidade até nas pequenas vaidades e não vão ficar horas se arrumando para sair. Apesar de ser um estilo bastante informal pessoas neste estilo também tem momentos formais e conseguem empregar seu estilo nestes momentos.
Palavras-chave: conforto e praticidade.
Características do estilo: funcionalidade, ombros naturais sem perder a cintura e gosta de sobreposições. O design e os cortes são clássicos informais com caimento mais solto.
Cores: neutras como bege, marinho, branco, preto e tons terrosos.
Tecidos: preferem os naturais como algodão, sem brilho e texturas como o tricô, camurça e malhas.
Estampas: médias ou pequenas.
Corte de cabelo: natural, prático e com movimento.
O que não pode faltar no guarda-roupas: calça jeans, tênis de solado baixo e camisetas.
Profissões: mais comum nas áreas de ciências humanas e sociais, comunicação e informação, engenharias e meio ambiente.
Possibilita os estilos: básico, fisherman, street/urbano e aventureiro.
Estilo tradicional/clássico
Homens com o estilo clássico e tradicional tendem a ser mais conservadores quando o assunto é a forma de se vestir. Eles evitam os extremos da moda e as tendências e jamais serão vistos de maneira ousada.
Na personalidade, os homens deste estilo são mais sérios, responsáveis, eficientes e organizados.
No Brasil é difícil se manter o tempo todo neste estilo pois vivemos em um país quente e que o estilo clássico dificilmente vai se manter nos momentos casuais e de muito calor. Pessoas clássicas misturam um pouco com o elegante ou o esportivo nessas situações e o que podemos ver destes homens é mais ou menos o que mostra a imagem abaixo.
Palavras-chave: conservadorismo e seriedade
Características do estilo: roupas mais estruturadas na alfaiataria com poucos detalhes, cortes retos e ombros levemente marcados. Querem estar sempre adequados à ocasião.
Cores: neutras como cinza, off white e o preto.
Tecidos: gostam de tecidos caros e alguns considerados opacos. Lã fria, jérsei, alfaiataria, seda e tweed.
Estampas: clássicas como listras, risca de giz e príncipe de gales.
Corte de cabelo: simples e controlado.
O que não pode faltar no guarda roupas: costumes de cor escura, camisa branca e sapatos pretos.
Profissões: se identificam com cargos que exige maior responsabilidade, credibilidade e confiança. Comuns nas áreas financeira e jurídica.
Possibilita o estilo: Yuppie.
Estilo elegante
Para alguns o homem elegante pode ser confundido com o tradicional. Não que o tradicional não possa ser um homem elegante mas é que a personalidade em relação a forma como enxerga o mundo e a moda são diferentes.
O homem elegante está sempre impecável e investe no melhor. Peças com ótimos tecidos e de muita durabilidade. Conhece de moda e estilo e sabe o que está fazendo. São muito seguros e sofisticados.
Gostam de ser atemporais, usar tom sobre tom, monocromia e acessórios na medida. Se adequam ao casual, informal e ao formal, ao calor e ao frio.
Palavras-chave: sofisticação, segurança e elegância.
Características do estilo: estão apropriados para qualquer ocasião e sempre combinando. Usam cortes clássicos, simples e suaves, com poucos detalhes. A cintura é levemente marcada.
Cores: neutras como cinza, branco, preto, marinho e usa os tons terrosos também. Gostam do monocromático pois transmite elegância.
Tecidos: gostam dos finos como lã fria e tecidos naturais como o algodão, linho e seda.
Estampas: listras e poá.
Corte de cabelo: sempre bem cuidado independente do corte.
O que não pode faltar no guarda roupas: camisas de algodão, linho, calça de alfaiataria e sapato mocassim.
Profissões: nasceram para liderar e sabem muito bem se comunicar. Empreendedores e cargos de liderança em diversos setores da economia.
Possibilita o estilo: Dandi.
Estilo moderno/dramático
Estilo para quem sabe ousar sem perder a elegância. O estilo moderno sabe chamar atenção e está sempre atento às tendências da moda.
Possuem um estilo mais urbano e inovam também no estilo nos momentos mais formais, sem perder aquela dramaticidade.
Palavras-chave: tendência e sofisticação.
Características do estilo: usam formas estruturadas com poucos detalhes. Linhas retas e detalhes exagerados.
Cores: branco, preto, vermelho, roxo e azul, mas sabem usar os tons neutros como cinza e tons terrosos.
Tecidos: pesados com tramas mais fechadas.
Estampas: geométricas e abstratas. Sabem usar com propriedade estampas grandes.
Corte de cabelo: geométrico, assimétrico, urbano e controlado.
O que não pode faltar no guarda roupas: camisas estampadas, cores escuras, tênis e sapatos com detalhes.
Profissões: artistas, pessoas que trabalham no segmento da moda e beleza.
Possibilita os estilos: oitentista, gótico, fashionista e muppie.
Estilo romântico
O estilo romântico é mais delicado, usam linhas e curvas suaves e formas desestruturadas. Geralmente quem tem este estilo são pessoas gentis, cavalheiros, alegres e simpáticas.
Homens neste estilo também sabem ousar por conhecer bem as cores e as combinações. Veja como combinar cores de roupas aqui.
Palavras-chave: refinado e gentil.
Características do estilo: usam linhas curvas, naturais e formas estruturadas.
Cores: tons pastéis, cores claras e sutis.
Tecidos: fluídos e sutis, lisos com textura suave.
Estampas: gostam de estampas florais e delicadas.
Corte de cabelo: cabelos com movimento e arredondados.
O que não pode faltar no guarda roupas: estampas florais, gravata borboleta, blazer em tons pastéis e shorts curto.
Profissões: profissões ligadas a área da beleza e da moda.
Possibilita o estilo: geek chic e até o indie.
Estilo sexy/sensual
Homens neste estilo tendem a ser fortes mesmo. Isso é uma característica já que eles gostam de se cuidar, cuidar da saúde e do corpo. O estilo sexy é para homens autênticos, confiantes e que sabem ser carismáticos.
As pessoas neste estilo acompanham as tendências e sabem usar roupas que o deixam sexy sem ficar vulgar, na medida. Gostam de usar roupas que valorizam seu corpo como roupas mais justas, acinturadas e golas profundas.
Palavras-chave: domínio e sensualidade.
Características do estilo: necessidade do estilo é mais psicológica e tem o poder do domínio. Silhueta ajustada e cintura marcada.
Cores: preto, branco, vermelho e azul escuro.
Tecidos: estruturados e justos, com brilho e texturas. O couro é uma peça bastante lembrada.
Estampas: valorizam mais o caimento.
Corte de cabelo: cabelos repicados.
O que não pode faltar no guarda roupas: camisa justa, acessórios de metal, jaqueta de couro e botas chelsea.
Profissões: artistas, professores de educação física, apresentadores, músicos, modelos e pessoas que trabalham na área da comunicação.
Possibilita os estilos: lumbersexual, rocker, swagger, punk e street.
Estilo criativo
Verdadeiros artistas na forma de se vestir. Quem tem este estilo não tem medo de inovar e não segue regras. Pessoas de personalidade inovadora, criativa, independente, exótica e sempre confiante.
Roupas coloridas ou não, os mais variados tecidos, estampas, padronagens e sapatos diferentes. Acessórios também fazem parte da vida do criativo.
Palavras-chave: criatividade, auto confiança e arte.
Características do estilo: mistura os estilos de forma artística com cores marcantes e tecidos diferentes. Não seguem regras e mesmo assim sabem conduzir seu estilo.
Cores: cores vibrantes, contrastantes e até neutras.
Tecidos: os mais variados, desde os mais leves até os mais pesados.
Estampas: misturam cores, usam geometrias e desenhos.
Corte de cabelo: cabelos arrojados.
O que não pode faltar no guarda roupas: camisa estampada e calça colorida.
Profissões: artistas, pessoas que trabalham com moda, designers, publicitários…
Possibilita os estilos: street, urbano, indie, geek, rocker, dandi, boho, entre outros.
E você, sabe qual é seu estilo? Conte pra gente nos comentários. Se ficou alguma dúvida basta entrar em contato, pode ser no e-mail também.