Como escolher o estilo de barba que combina com você
Confira quais são os tipos de barba (sombreada, curta, cheia, longa) e qual estilo cai bem para que homem.
Cansou de ver sempre a mesma cara no espelho? Então, parabéns por ser homem! A barba é um artifício incrível que a natureza nos deu para mudar radicalmente de visual. A fim de adotar um estilo mais rebelde e moderno? A barba “sombreada” ou “por fazer” é sua escolha. Prefere assumir um ar sério e respeitável, mais formal e elegante? Deixe a barba curta e cheia. Gosta da barba bem longa, estilo lenhador? É boa para adotar um estilo de hipster ou macho à moda antiga.
Outra vantagem da barba é que permitir que o homem disfarce ou ressalte seus traços faciais. Por exemplo, a barba pode deixar o rosto mais alongado (se sua cara for muito redonda ou quadrada) ou arredondá-lo caso tenha formato de rosto fino ou queixo muito pequeno.
O cuidado é não deixar os pelos faciais crescerem do jeito que querem. Ou você só vai ficar com cara de desleixado, sujinho ou náufrago. Cada tipo de barba exige um trato e um cuidado específico. Veja abaixo em detalhe qual tipo de barba cai bem para quem e quais são os cuidados para mantê-la sempre bonita.
BARBA SOMBREADA
Para quem?
Também conhecido como “por fazer”, esse estilo de barba fica bem em homens com rosto grande ou redondo, porque dá um peso maior à parte inferior do rosto, alongando as formas. É também a escolha perfeita para quem tem barba rala ou que demora para crescer, porque os fios rentes não ressaltam as falhas. Desenhar as linhas das bochechas em linhas mais retas também ajuda a deixar o rosto mais anguloso.
Apesar de estar na moda, a barba por fazer pode ser contraindicada para quem trabalha em ambientes formais, justamente por dar esse aspecto descontraído e relaxado.
Quanto tempo demora para ficar legal?
O tempo varia de acordo com a velocidade de crescimento dos pelos, que é determinada pela genética. Mas em geral de cinco dias e uma semana já são suficientes para uma boa cobertura.
Como cuidar, desenhar e aparar (Etapa Importante)
Passe a máquina regulada com o pente mais baixo. Desenhe os contornos do pescoço e bochechas com máquina ou lâmina de barbear. Depois de aparar, aplique gel ou sérum pós-barba ou hidratante facial.
BARBA CURTA
Para quem?
Esse estilo de barba pede fios apenas um pouco mais longos do que a barba sombreada ou por fazer. Também fica boa em quem tem barba mais rala, mas já começa a evidenciar as áreas de falhas.
Assim como a sombreada, dá um ar relaxado, meio rebelde, que nem sempre é bem aceito em ambientes corporativos ou em certas profissões que lidam com público.
Quanto tempo demora para ficar legal?
A velocidade de crescimento dos pelos é determinada pela genética e varia de homem para homem. Em um período de 15 dias já dá para ter um bom nível de cobertura.
Como cuidar, desenhar e aparar (Etapa Importante)
Apare com a máquina regulada na altura de 3 a 5 milímetros sempre que os fios começarem a ficar irregulares. Apare o bigode na linha dos lábios com a tesourinha. Use gel transparente (e não espuma) para desenhar o pescoço e as bochechas, para enxergar melhor as linhas. Lave diariamente com shampoo e hidrate com condicionador ou bálsamo específicos para barba.
BARBA CHEIA
Para quem?
Esse estilo de barba confere ao portador um ar sério e “respeitável”. Também envelhece um pouco, o que pode ser bom caso você queira justamente parecer mais velho. Fica ótima em quem tem pouco cabelo, porque atrai a atenção para baixo no rosto. Mas é um estilo que exige pelos abundantes e cerrados para ficar bacana. Se não, ela deixa as falhas ainda mais evidentes.
Por deixar a área inferior do rosto mais volumosa, é ideal para quem tem queixo e mandíbula pequenos. É um bom artifício para quem tem cara muito redonda ou quadrada.
Quanto tempo demora para ficar legal?
O tempo varia de acordo com a velocidade de crescimento dos pelos, que é determinada pela genética. Geralmente ela fica definida num período de quatro semanas.
Como cuidar, desenhar e aparar (Etapa Importante)
É o tipo de barba que exige cuidado e atenção constantes, porque tem de ser bem tratada e aparada; senão dá um aspecto relaxado e cafajeste ao portador.
Apare com a máquina regulada na altura de sua preferência, sempre que os fios começarem a ficar irregulares. Apare menos nas áreas de menor crescimento e concentração de fios. Use gel transparente, em vez de espuma, para desenhar pescoço e bochechas sem errar a mão.
Lave todo dia com shampoo, hidrate com condicionador ou bálsamo específicos para barba e arremate com óleo (caso queira ainda mais hidratação e um pouco de brilho).
BARBA LONGA
Para quem?
Esse estilo está por aí desde que o mundo é mundo, mas entrou na moda há alguns anos, conhecido por “lenhador” ou “lumberjack”. Ter barba cheia é fundamental. Em compensação, faz maravilhas para realçar ou disfarçar proporções do rosto. Se você tem queixo pequeno, ela dá volume e encomprida a parte inferior do rosto. Caso seu rosto seja comprido, deixar os fios ligeiramente mais longos nas laterais ajuda a deixa a face mais arredondada. E se seu rosto for redondo, deixe mais curta nos lados e longa no queixo para afinar as linhas faciais.
Quanto tempo demora para ficar legal?
Para a maior parte dos homens, são precisos de dois a três meses para os fios chegarem a um comprimento de responsa. É preciso dar um trato periódico para evitar o aspecto de náufrago ou desleixado.
Como cuidar, desenhar e aparar (Etapa Importante)
Você vai precisar dedicar à barba o mesmo cuidado que dá ao cabelo. Deve lavar todo dia com shampoo e condicionador formulados para barba, porque a tendência é que os fios fiquem ressecados e rebeldes, por causa da exposição ao sol e à poluição.
Muitos homens gostam de usar secador — no meu caso uso bastante no cabelo, mas na barba não (é opcional). Importante é deixar os fios sempre bem hidratados: o óleo de barba é uma boa opção para essa finalidade, porque ele retém a umidade natural do pelo e dá brilho. Se quiser, modele com pomada, pasta ou cera. Jamais gel!
E aparar? Você precisa ter mão muito boa nessa hora, para deixar o formato perfeito, cortando os fios nas alturas certas. O ideal é recorrer ao serviço profissional de um barbeiro.