TERNO X COSTUME
Você sabe a diferença entre quando o assunto é estilo masculino, existem termos utilizados para dar nome às peças que geram (muitas vezes) certa confusão. Na alfaiataria, por exemplo, o terno e o costume ainda causam dúvidas quanto ao seu significado correto. E com a volta do clássico e da elegância na pauta das grandes coleções nacionais e internacionais, é bom que você esteja familiarizado com os termos corretos e saiba, principalmente, em que momentos usá-los.
Vamos entender a diferença entre “terno” e “costume”.
1. TERNO
A palavra terno significa um conjunto de três coisas. Tudo bem que no dia-dia a gente acaba chamando assim o conjunto de calça e paletó, mas está incorreto. Na alfaiataria, o conjunto de paletó + calça + colete, que faz três peças, é chamado de Terno! Assim fica mais fácil não cometer o erro.
2- COSTUME
Já a dupla paletó + calça é chamada de Costume. Lembre-se que este conjunto deve obrigatoriamente ser confeccionado do mesmo tecido e, se for o caso, ter a mesma padronagem.
Seja qual for a sua escolha, há uma regrinha básica que vem sendo esquecida e que a gente faz questão de lembrar aqui. Lembre-se ao sentar-se, desabotoe todos os botões e ao levantar-se jamais esqueça de abotoá-los outra vez.
Até a próxima!
abçs,
Deivi