PRINCIPAIS REGRAS
1. VISTA-SE COMO SEU CHEFE
Soa estranho para você? Vai ver que não é. Na verdade, é um toque de quem conhece a fundo os ambientes corporativos. Os gestores conhecem como ninguém as regras do código de vestimenta da empresa. Uma dica infalível é prestar atenção ao modo que seu chefe se veste é uma pista para se nivelar por cima.
Espelhar-se em alguém, entretanto, não significa abrir mão de ter um estilo próprio. Busque inspiração, mas não abra mão de sua identidade, e se você observa pontos fracos no vestuário do seu superior, use essa noção para não repetir os erros dele.
2. NÃO EXAGERE NA INFORMALIDADE
O fato de a empresa ser liberal no dress code não habilita você a ir trabalhar com a mesma roupa com que ficaria em casa largado no sofá. Se o ambiente permite, vista-se de maneira mais descontraída, mas sem exagero. E como dar mancada em looks casuais é muito mais fácil do que com terno e gravata não dá para ser relaxado na escolha das peças. Eu sou radical em relação aos itens proibidos no trabalho: tênis (muito menos de corrida), jeans troque por calça de sarja, de preferência de cor escura, camisas estampadas, acessórios em excesso. Eu recomendo: Blazer e camisa sem gravata compõem um look ao mesmo tempo elegante e descontraído.
3. CUIDADO COM O COMPRIMENTO DO PALETÓ
Paletó longo demais é um combo de desqualificações: é deselegante, feio, brega e encurta suas pernas, deixando você mais baixo e atarracado. Se for curto demais, dá o efeito contrário, espichando suas pernas. Meça para saber o comprimento certo: ele deve ficar na altura da sua palma da mão fechada, com o braço esticado. Se for preciso mande o terno a um alfaiate para ajustar, é o que recomendo.
4. AJUSTE-SE AO SLIM FIT
Os ternos e costumes com modelagem mais próxima ao corpo, chamados de slim fit, são atualmente a grande tendência em roupa social. O erro é usá-los um número menor (principalmente caras musculosos, que costumam ter dificuldade em encontrar roupa pronta que se encaixem em suas medidas). Na medida certa, elas afinam a silhueta e deixam você mais magro e alto.
5. NÃO DESCUIDE DAS MEIAS
Meias coloridas, listradas, xadres, estampadas, de bolinhas, são outra tendência masculina atual. Mas deixe para embarcar nessa onda no fim de semana, eu recomendo, a não ser que seu ambiente de trabalho seja mesmo bem informal. O ideal é se restringir às tradicionais pretas, marrons e azuis, sempre combinando com a cor do terno. O Sapato tipo mocassim sem meia? Melhor evitar, Meia branca? É digna de demissão por justa causa!
6. OLHE PARA SEUS SAPATOS
A escolha do calçado é algo que você nunca deve relegar ao segundo plano na hora de se vestir. Provavelmente você nunca olhou para o pé de seu colega do lado, mas não é por isso que vai usar calçado surrado no trabalho. Sem falar que as mulheres reparam no sapato do homem logo no primeiro encontro. É fundamental estar com os sapatos impecáveis 24 horas por dia. Impecável quer dizer engraxado, para os modelos em couro, e limpos, no caso de tênis e modelos em camurça. Sapato velho é confortável, sem dúvida, mas não dá nem para usar escondido de você mesmo! Para ele, só há um destino possível: a lata de lixo.
Quantos pares um homem deve ter para usar no trabalho? Três ou quatro, de preferência pretos ou marrons, para ir variando. Isso porque outra recomendação é não usar dois dias seguidos um mesmo par. Não apenas por uma questão de elegância, mas por outra razão bem prática: prolongar a vida do sapato. “O couro precisa respirar” O uso contínuo deixa o calçado impregnado de suor, o que contribui para que ele deforme e perca a cor. Dê pelo menos 24 horas de intervalo de uso para o sapato arejar e secar bem.”
7. NÃO SAIA DE CASA SEM RELÓGIO
Isso mesmo, nem para ir à padaria no domingo de manhã. “O relógio é o principal acessório masculino”. Mas, como nem tudo é tão simples, claro que existem regras para combinar o relógio com a roupa.
Ao usar terno e gravata, prefira modelos mais clássicos e sóbrios, com pulseira de couro ou metal. “A pulseira pode ser marrom ou preta e não precisa combinar com a cor do terno ou dos sapatos”.
Em looks mais informais, valem os modelos esportivos, maiores e mais coloridos. Relógios de corrida? Só pegam bem na academia ou no parque. No trabalho, jamais.
E dá pra usar pulseira com relógio? Com bom senso, sim. As pulseiras estão super na moda e podem ser usadas até no escritório, a não ser que o ambiente seja muito formal. Quantas usar? Você vê por aí homens com mais pulseiras no braço do que as baianas do acarajé, mas é mancada. Em ocasiões informais, limite-se a três ou quatro. No trabalho o ideal é colocar apenas uma, bem bacana.
8. USE A CABEÇA AO ESCOLHER O PENTEADO
Com tamanha variedade de estilos de cortes masculinos, as empresas aceitam penteados mais modernos, mas é importante atentar ao nível de discrição que sua profissão exige. Diversos cortes atuais são versáteis para funcionar do trabalho à balada, mas se você circula em ambientes formais, melhor se ater aos cortes comportados. Cabelo comprido, rabo de cavalo ou coque, só em ambientes muito informais.
Nem precisa lembrar que a juba tem que estar sempre bem tratada, limpa e com o corte em dia. E tudo tem que estar no lugar também, e finalizadores como gel, pomada e cera são seus parceiros na empreitada. Cabelo penteado com gel combina com ambientes corporativos. Mas caso você prefira dar ao penteado um aspecto mais natural, pode usar pomada ou cera sem erro.
9. EXIBA A BARBA BEM TRATADA
Barba está mais do que nunca na moda e pode passar a mensagem de que você é um cara descolado e moderno. O estilo de quem não vê a lâmina há uma semana, além de ser tendência, dá um ar de informalidade que cai bem em áreas como publicidade, design e moda, por exemplo. A barba longa, estilo lenhador, também está caindo no gosto de muitos homens. Mas não importa o comprimento dos seus pelos. Toda barba tem de estar sempre bem tratada e aparada, com contornos das bochechas e do pescoço limpos e bem desenhados.
Mesmo assim, em algumas profissões não dá para abrir mão da cara limpa. Nesses casos, nada de deixar os fios despontarem: seu rosto tem de ser tipo bumbum de bebê. Um dica pra quem vive na correria o ideal é ter no carro um barbeador elétrico. Ele é artigo de primeira necessidade para homens que precisam estar impecáveis o dia todo.
10. RECONHEÇA (E RESPEITE) SEU JEITO DE SER
A pior coisa que um homem pode fazer é ter um guarda-roupa que não tem a ver com seu estilo de vida. Por isso, é importante saber que o vestuário deve refletir seu jeito de ser. Não use aquilo que não tem a ver com você só para parecer elegante.. Quem prioriza conforto e discrição, por exemplo, deve optar por peças mais folgadas, em tecidos 100% algodão, por exemplo, e não se enfiar em roupas justas. Homens mais fashion, por sua vez, devem seguir seu senso de estilo e abraçar os tecidos tecnológicos, as modelagens da moda e as roupas de marca.