O LADO DOCE DA ILHA: PALHA DOLCE VITA E ESPUMANTE ABREU GARCIA
A dica de hoje é rápida e certeira. A proposta é harmonizar um doce ítalo-brasileiro com um espumante brut rosé do terroir de altitude catarinense. Ambos, comercializados próximos a Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. Vamos aos escolhidos.
O DOCE
Palha italiana de frutas vermelhas | La Mia Dolce Vita
A palha italiana é um doce feito com brigadeiro e biscoito triturado. Provavelmente, surgiu no Sul do Brasil como resultado das interações gastronômicas entre os colonizadores de origem portuguesa e os imigrantes de origem italiana. Entre as opções, a melhor pedida é a palha de frutas vermelhas, produzida pela chef de confeitaria Giulia Librizzi, em sua aconchegante pasticceria La Mia Dolce Vita. Um spoiler: na receita, tem pedaços de framboesa e mirtilo.
O ESPUMANTE
Brut rosé | Abreu Garcia
Elaborado pelo método Charmat através de uma mescla de uvas Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon e Sangiovese, o espumante brut rosé Abreu Garcia representa muito bem o terroir de altitude de Santa Catarina. Seu conjunto de frescor marcante, perlage persistente, boa cremosidade e aromas frutados o classificam como a opção ideal para acompanhar a palha italiana. Uma curiosidade: está entre os 10 melhores espumantes brut rosé do Brasil (ViniBraExpo, 2018). Mérito ao talento de seu alquimista, o jovem enólogo Leonardo Ferrari.
O MAPA DO TESOURO
Para adocicar nossas vidas, felizmente as duas preciosidades (palha italiana e espumante brut rosé) são quase vizinhas, comercializadas pertinho-pertinho. A pasticceria La Mia Dolce Vita fica na Travessa Harmônia, 55, e a loja da vinícola Abreu Garcia comercializa seus vinhos e espumantes na Alves de Brito, 209.
É só seguir o mapa... e seus desejos. Tim-tim!
Sobre o autor: Gil Karlos Ferri, apaixonado por vinhos, pela Serra e pela Ilha de Santa Catarina. Pesquisador Environmental History, coordenador do case História & Vitivinicultura e influencer wine lifestyle.