Vai casar? Dicas para sobreviver até o grande dia!
Em função das grandes expectativas envolvidas em uma festa de casamento, a preparação pode facilmente se tornar uma grande dor de cabeça. É preciso alguma dose de paciência e planejamento para que tanto a preparação como a festa sejam prazerosas do início ao fim!
Seguem algumas dicas, baseadas na minha experiência, para quem quer começar os preparativos para o grande dia!
- Vai fazer algo pequeno ou mais reservado? Avise os amigos e família, pois as pessoas têm a expectativa de serem convidadas e que você irá fazer uma grande festa.
Alguém sempre ficará chateado porque não foi convidado, e isso faz parte.
- Pesquise muito as opções de local, igreja e buffet - principalmente com as amigas que já casaram. Elas podem te abrir os valores, prós e contras que vão facilitar nas negociações.
- Negocie o que puder de todos os valores. De 100 em 100 reais a conta final pode reduzir muito!
- Evite sair nos últimos meses antes do casório. Você sempre encontra aquele amigo de infância ou conhece pessoas maravilhosas que você adiciona à lista de convidados imediatamente.
- Se não tem muito tempo para pesquisa, contrate uma assessora. Ela entenderá suas necessidades e filtrará muita coisa do mercado.
- O céu é o limite na hora de fazer uma festa, então liste as suas prioridades para os maiores gastos.
- Não se endivide para fazer uma grande festa. Não há nada pior do que começar uma vida a dois cheios de dívidas. A festa de casamento, ao invés de ser lembrada com alegria, poderá ser lembrada como dor de cabeça.
Minha sugestão é sempre priorizar a construção de um patrimônio a dois.
- Estão apertados? Mesmo assim não deixem de celebrar de alguma forma. Até um churrasco em casa vale para comemorar a união do casal.
- Envolva a família e amigos no máximo de decisões possíveis. Quando se sentem parte da festa, eles dão mais valor e curtem muito mais o momento.
- Leve a organização do casamento com a maior leveza e alegria. É um momento de celebração da união, amor e de uma nova fase da vida.
- Contrate um fotógrafo e, se possível, alguém que filme o casamento. Tudo passa muito rápido e de forma muito intensa. As fotos servirão para você saber mais do evento e de fatos que nem participou. E talvez seja o dia em que você e seus familiares estejam mais bem vestidos e arrumados na vida. Por isso, não economize nas fotos.
Recomendo a RoxStudio Fotografia que são ótimos, eles tem inspirações europeias bem fortes e que são maravilhosos.
- Se prepare, vão haver convidados que confirmam e não aparecem. Não deixe isso influenciar na sua alegria, na festa, ou pelo resto da vida.
- Aproveite intensamente o casamento. Dance, abrace, cante como se não houvesse amanhã. Problemas inesperados irão acontecer e você não pode se abalar. A pior coisa é ver noivo e noiva de cara feia na festa. Então sorria sempre!
Não importa o tamanho da festa, torne a preparação uma época especial para você e sua família. É muito gostoso relembrar os momentos de união da família na criação desse dia tão especial para os noivos!
Créditos as fotos da @roxstudiofotografia