Os melhores lugares para se degustar vinhos em Florianópolis
Nos últimos anos, Florianópolis começou a refletir em suas cartas de vinhos o despontar da vitivinicultura de altitude no cenário catarinense. Cada vez mais os restaurantes e wine bars da Capital estão trazendo para seus clientes rótulos produzidos no terroir de altitude de Santa Catarina. A venda e o consumo destes vinhos representam um nicho de mercado relativamente recente, mas que tem demonstrado demanda, alto valor agregado e potencial de crescimento. Os espaços enogastronômicos da cidade ainda podem avançar muito na divulgação e disponibilidade dos vinhos finos de altitude para os consumidores, mas, com toda certeza, já estão trilhando o caminho certo. A seguir, apresento alguns dos meus hot spots preferidos para degustar os vinhos da Serra na Capital. Lembrando que são apenas dicas... Irresistíveis.
Amalfi
Com décor e cardápio inspirados na Costiera Amalfitana (Sul da Itália), desde 2016 o Amalfi Ristorante é a pérola de Santo Antônio de Lisboa. A partir de seu lounge e vidraças, os visitantes podem comtemplar o pôr do sol mais romântico da Ilha de Santa Catarina. Entre os vinhos, destaque para o tinto que é cartão de visitas da Quinta da Neve: um corte de Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Merlot que harmoniza sem erros com a proposta de cozinha mediterrânea da casa.
Ostradamus
Localizado na histórica e longínqua Freguesia do Ribeirão da Ilha, o Restaurante Ostradamus também possui acesso por via náutica e é referência em ostras depuradas e uma diversidade de frutos do mar. É a melhor opção para curtir a Ilha em sua essência mais pitoresca, sem correria. Sua adega subterrânea situa-se abaixo do nível do mar e conta com mais de 270 rótulos entre espumantes, vinhos nacionais e importados. Como contraponto para os dias aquecidos pelo clima insular, no Ostradamus a dica é apreciar o espumante Abreu Garcia Brut Rosé. Além da explosão de aromas e sabores, esse brut encerra em seu líquido o frescor e a amenidade do Planalto Catarinense.
Macarronada Italiana
O mais tradicional e concorrido restaurante da Beira Mar Norte. Fundada em 1979 pelo italiano Ezio Giannino Librizzi, a Macarronada Italiana possui uma ampla carta de vinhos, incluindo frizzante e prosecco. Representando o terroir catarina, destaca-se o Pericó Taipa.
Le BarBaron
Outrora um point de badalação, frequentado pelo jet set da Ilha, a Praia Brava está recuperando seu lugar ao sol. Colaborando para esta verdadeira revitalização do lifestyle praiano, no verão de 2015 o Le BarBaron abriu suas portas e decks apresentando um misto de beach club e restaurante. Sem delongas, a dica é certeira: Thera Rosé.
Donna Jurerê Internacional
Difícil escolher o representante de Jurerê Internacional para essa lista, mas, se a vida é feita de escolhas, fico com o Donna. Nascido da fusão entre boa música e alta gastronomia, o dining club é a opção perfeita para um sunset. Neste espaço, a melhor pedida são os vinhos brancos e rosés da Quinta da Neve, Thera e Villa Francioni.
The Wine Pub
A opção mais prática para conhecer os vinhos da Serra na Capital do Estado. Para facilitar, conta com duas unidades: uma na Mercadoteca, na Rota da Inovação da Ilha, e outra no Centro, no Largo Benjamin Constant. Em carta, três representantes da Serra: Thera, Leone di Venezia e Villaggio Bassetti.
[+] Bônus: Vini di Altezza
Finalizo a lista com uma dica bônus, que vem do Passeio Pedra Branca, de Palhoça. Inserido na proposta de um condomínio sustentável, o wine bar Vini di Altezza traz em seu nome o foco dos produtos servidos: vinhos de altitude. O estabelecimento traz para a Grande Florianópolis os rótulos “ítalo-serranos” da Villaggio Conti, a mais novata e promissora das vinícolas do Pericó Valley, em São Joaquim.
E para você, diz aí, qual seu point favorito para apreciar vinhos em Floripa?
Fotos | Mariana de Lorensi | Branded Content
Gil Karlos Ferri | Apaixonado por vinhos e pela Serra Catarinense. Master of Environmental History, coordenador do case História & Vitivinicultura e influencer wine lifestyle.