A Importância das Cores na Imagem Pessoal
Muitos não sabem, mas cor, além de luz e vibração, é comunicação. Nós nos comunicamos através de cores. A imagem pessoal passa uma influência positiva ou negativa de acordo com as cores usadas nas roupas, acessórios ou maquiagem. Se a cor favorece, a pele ganha luminosidade, os olhos são realçados, olheiras e manchas são disfarçadas. Se a cor é inadequada, o visual ganha um tom apático e cansado, gerando, até mesmo, afastamento da pessoa.
A cor é o de maior impacto no visual e por isso a seleção das cores é tão importante para construção de uma imagem harmoniosa e atraente.
Aos descobrirmos qual característica da cor é mais relevante para você: profundidade, temperatura ou intensidade, identifico as melhores cores que usadas próximas ao rosto irão te deixar com uma aparência saudável e descansada, mais jovem e luminosa, com menos marcas de expressão e olheiras, por exemplo, esta é a grande sacada desta coloração pessoal.
Parece loucura né, mas não é!!! Na nossa pele temos pigmentos como melanina, caroteno e hemoglobina; e a combinação desses elementos é que afeta as dimensões da coloração:
Temperatura: cor quente/ neutra ou fria
Intensidade: cor viva ou opaca
Profundidade: cor clara ou escura
Eu como Consultor de Imagem digo a vocês que é um procedimento rápido que dura em torno de no máx a 1hr, e que todos os clientes adoram pois ficam super surpresos com as cores que favorecem e as que NÃO favorecem. Ao escolhermos as cores que mais se aproximam dessas características pessoais que está na cartelinha, mais harmoniosa nossa imagem será, nos deixando com aparência mais jovem e bonita.
É menos confuso do que parece. Vou exemplificar alguma diferenças...
1) Temperatura: quente/ neutra ou fria . A cor quente podemos associar ao sol e ao fogo e a cor fria ao céu e mar. Dessa forma, a pele fria apresenta pigmentos mais azulados e a quente mais amarelados. A pele neutra não apresenta predominância de pigmentos nem frio nem quente, sendo portanto neutra. A pele neutra é uma característica mais comum em países onde há grande miscigenação racial.
2) Intensidade: viva ou opaca . Uma cor viva é forte. Quanto maior sua intensidade, mais pura é a cor. Quanto menor sua intensidade mais opaca e suave fica, se aproximando do cinza.
3) Profundidade: claro ou escura. Uma cor é clara ou escura de acordo com sua proximidade com o branco ou preto. Ou seja, ao misturarmos branco a uma cor, tornamos a mesma mais clara e ao adicionarmos o preto a uma cor tornamos a mais escura.(jogo de cores secundárias)
Considerando a combinação desses elementos: temperatura, intensidade e profundidade, é possível definir 12 diferentes cartelas de coloração pessoal. Três para cada estação do ano: Primavera, Verão, Outono, Inverno.
Vou falar um pouco a respeito da minha cartela de cores, para exemplificar.
A minha coloração pessoal é Verão Frio. Minha principal característica é o baixo constrate que tenho, que é baixo. A temperatura é fria, com média para baixa profundidade. Dessa forma as melhores cores para mim são tons frios e mais tons com pigmentação branca.