Alguns cuidados com o vestuário
Fala pessoal, mais uma vez aqui e hoje vamos discutir um assunto que é de interesse de TODOS!! Eu disse de todos! porquê? porque todos utilizam e depois alguns sabem e outros ficam perdidos nessa hora! então bora?!!
TERNOS E COSTUMES
Pessoal, o tratamento dos ternos e costumes deve ser tratado com carinho e atenção. este é o resultado de uma arte e de muitas horas de trabalho, que simplesmente, merece ser respeitada. Na prática, isto significa que o terno deve ser pendurado num BOM CABIDE logo após o seu uso. O ideal seria um cabide com o formato dos ombros. Desde que forme bem os ombros, este não tem obrigatoriedade de ser de madeira. Os bons cabides são vendidos em grandes lojas.
As calças na hora que for passar elas, é obrigatório colocar um pano de algodão úmido entre o ferro e as calças para que o terno não fique brilhante após a passada do ferro.
Se o terno ou costume for usado vários dias seguidos, o mesmo deverá repousar alguns dias. Antes de pendurar o terno, deve-se escova-lo levemente. Para isso é necessária uma escova para a roupa de cerdas naturais. Mas aí você deve estar perguntando, "Mas Deivi, temos que fazer isso para apenas guarda-lo??" SIM!!! Temos que fazer para conservar mais e não é só apenas mandar pra lavanderia e esperar que o fornecedor traga limpinho e deu. Muitas vezes nem eles sabem direito como lavar estas peças. Conheço várias que não sabem mas dizem que são especialistas hahahaha eu mesmo verifiquei, acredite! hahahah Os rolos adesivos, ajudam? Olhe, ajudar ajuda sim, mas não são suficientes pois podem retirar os fios e são desaconselháveis. Estes deixam restos de cola nos tecidos e podem danificá-los. Deve escovar a roupa com CUIDADO! NÃO ARRANQUE OS BOTÕES, DÊ ATENÇÃO AOS BOLSOS, eles sim são certeza para acúmulos de sujeira.
Fica a dica: Um banho de vapor é tão agradável para um terno, sendo muito fácil de fazer na própria casa. Aproveite quando estiver tomando seu banho e coloque seu terno que vai utilizar junto com você no banho para aproveitar o VAPOR! =P
Desta forma, os vincos desaparecem e os odores desagradáveis são eliminados. Sobre a limpeza a seco, os especialistas do Savile Row (Principal rua de Londres dos melhores alfaiates do mundo), afirma que é desnecessário, pois escovar, arejar e banhos de vapor são medidas suficientes.
“Escovar e banhos de vapor são remédios santos dos alfaiates e dos camareiros contra a sujeira e vincos do terno”.
GRAVATAS Nunca devem ser lavadas. As manchas podem ser eliminadas pontualmente ou descartadas, ou ainda podem ser lavadas a secos, porem são raros os casos.
OS SAPATOS
Toda a gente sabe como se limpam os sapatos o que muita gente não sabe é que estes NUNCA DEVEM SER USADOS DIAS SEGUIDOS. Seja como for, um par de sapatos precisa de um dia de repouso, pelo menos, e se estes tiverem a tendência para formar umidade nas extremidades inferiores, o melhor é deixá-los a arejar por DOIS DIAS. Ouviram??!!! É o que sempre digo aos meus clientes, NUNCA USAR SAPATOS DIAS SEGUIDOS!! Como eu disse, todos sabem limpar sapatos, mas quais produtos utilizar?
“Nada de Nuggets! Aqueles que você compra em Supermercados, estes mesmo ACABAM COM O SEU SAPATO! =P
Temos que usar cremes e graxas especificas para os determinados sapatos, o creme é indicado par ao couro e a graxa é adequado para o couro fino como para o grosso. Depois de descalçar, colocam-se os sapatos numa forma para distender. Os sapatos de pala (mocassins) tem de ser mais distendidos do que os sapatos de cadarço, pois os primeiros deformam-se facilmente as formas não têm de ser obrigatoriamente de madeira, que é o mais caro, qualquer forma já ajuda muito.
As formas para distender são necessárias. No entanto, pode usar-se um modelo mais simples, desde que seja de madeira, para poder absorver toda a umidade.